Caixas Unamo: o início e o (quase) fim
Nosso primeiro formato de venda tinha tudo para dar certo, mas...
HISTÓRIAS

A história das nossas caixas é também a história de um medo. Ou seria falta de coragem?
Quando nos deu essa vontade arrasadora de começar a fazer alimentos veganos, nosso primeiro e grandioso objetivo era fazer com que a escolha de comer vegano fosse fácil e acessível.
E, para isso, entendemos que precisávamos fazer produtos que pudesse chegar às lanchonetes que já existem. Práticos não só pelo seu formato, mas pela localização, nossos produtos facilitariam para que qualquer pessoa passando por um posto de gasolina ou pela cantina da faculdade pudesse pegar uma comidinha pra matar a fome e continuar andando.
Nossa primeira vontade
Começamos a nos movimentar para entender o quão difícil seria passar a vender produtos veganos congelados para lanchonetes e conveniências. Entre uma conversa com uma rede de postos de gasolina e outra com meu tio que já trabalha com produtos congelados há décadas, nos desmotivamos.
Teríamos que conseguir chegar num custo muito baixo para conseguir vender para conveniências que estão acostumadas a colocarem um markup alto em produtos perecíveis. Parecia ser um passo maior do que o que poderíamos dar, especialmente por exigir uma estrutura praticamente fabril. Então demos um passo atrás.
Como as caixas surgiram
Pensamos: e se a gente vender pro consumidor final? Isso aumenta a rentabilidade da nossa operação e pode nos ajudar a um dia termos o dinheiro necessário para industrializar tudo.
Parecia fazer sentido. Mas tinha um problema bem latente. Nossos produtos são para lanches rápidos, não é o tipo de coisa que dá pra pedir por delivery sem encarecer muito o custo final. Imagina pagar 15 reais de delivery em uma empanada que custou 12? Chato, né?
Foi imaginando que essa questão de vender o lanche diretamente não funcionaria bem que criamos as nossas caixas de presente. Nossa ideia era garantir que pessoas veganas ou com restrições a ingredientes de origem animal pudessem ser presenteadas (ou se presentear) nas datas importantes do ano e os aniversários e outras comemorações.
Caprichamos bem na montagem das caixas, adicionamos porções de fruta e contamos com o Tayhu Wieser para fotos lindas. Dentro de alguns dias, começamos a vender, ainda em tempo para o dia dos pais!




Montamos 4 opções de caixa: uma pequena para uma a duas pessoas, uma um pouco maior para duas a três, uma tamanho família e outra especial de dia dos pais.
E sabe o que aconteceu na semana do lançamento?
Recebemos 4 pedidos. Sendo 1 para uma pessoa da família. :P
Depois de mais um mês no ar com as caixas, os pedidos eram escassos. E cada vez que recebíamos um pedido, o trabalho para fazer cada coisa da caixa era imenso! Foi então que decidimos que precisávamos de uma outra alternativa.
O formato das caixas
Deu vontade de mudar (de novo)
E aí fizemos o quê? Decidimos investir nas feiras para movimentar nossa marca, nos tornamos conhecidos e fazermos mais amigos. E também voltar ao nosso sonho inicial: vender para comércios já estabelecidos e conseguir gerar um impacto maior nesse Brasil.
Nosso primeiro estabelecimento parceiro a topar vender Unamo (e fazer pedidos frequentemente porque, para nossa alegria, as coisas acabam rápido) foi a Ovni, a empresa que também nos fornece todos os queijos que usamos no preparo. Estamos empolgades para chegar a mais lugares e facilitar cada vez mais a vida das pessoas. E se você ainda quiser encomendar uma caixa especial, pode contar com a gente! Estamos ajustando nosso processo de produção para fazer essas entregas com cada vez mais eficiência.