Como aumentar as vendas de alimentos para o público vegano
Dá para vender mais com apenas duas melhorias no seu negócio. Vem ver quais são!
APRENDIZADOS
Rosaura Wieser
10/11/20233 min read
Oferecer opções veganas em seu estabelecimento não é apenas um ato de inclusão; é um passo em direção a um mercado em crescimento e consciente. Neste artigo, vamos explorar duas estratégias fundamentais para aumentar suas vendas no universo vegano, desde treinar eficientemente sua equipe de atendimento até inovar com ingredientes e receitas que encantem o paladar exigente dos clientes veganos. Vamos juntos transformar sua abordagem culinária e conquistar a fidelidade desse público apaixonado por comida que é sabor e consciência!
Treine muito bem sua equipe de atendimento
Eles precisam saber se um produto é não vegano. Não dá pra ficar aquela dúvida no ar. E claro que não vou ensinar padre a rezar missa aqui. Você provavelmente sabe muito bem o impacto de um bom atendimento, afinal o seu faturamento diário deve sentir toda vez que algum dos seus melhores colaboradores fica doente.
Mas acho que vale reforça a importância disso tudo. Se você quer oferecer produtos veganos no seu estabelecimento, garanta que seu time entenda o que são. Assim como eles precisam saber o que é sem glúten, sem lactose, Kosher. Eles também precisam saber sobre veganos e vegetarianos. Afinal, eles trabalham com alimentos. É natural que entendam do negócio e um esforcinho a mais para fazer um bom trabalho vai sempre bem, não é?
Ofereça uma experiência completa para a equipe
Uma dica de ouro para ajudar com isso é oferecer uma sessão de provas do cardápio para todos os funcionários, garantindo que cada pessoa ali prove pelo menos um pedaço de cada item que está disponível.
Trate seu time como vendedores
Outro jeito legal de olhar para sua equipe de atendimento, é pensar neles como vendedores. Afinal, eles são. Se não entenderem dos seus produtos, não vai ter quem entenda – ou queira entender. Então, ajude-os a manter o interesse e o conhecimento a respeito de cada produto lá em cima. Eleve a barra. Você vai ver o quanto isso vai virar o jogo! (Depois me conta!)
Pegue prática com os ingredientes veganos para inovar
Não compreender completamente os ingredientes e suas interações na culinária vegana pode resultar em pratos mal executados. E não, não é só tirar o queijo da pizza ou a cobertura de leite condensado do bolo. É necessário fazer um esforcinho para fazer um prato ficar completo.
Tem uma coisa que eu falo sempre, que é: cliente vegano não é mais bonzinho só porque é vegano. Cliente vegano é tão exigente quanto qualquer outro. E isso é ótimo porque nos faz também nos tornarmos melhores no que fazemos.
Não faça mais do mesmo
Não adianta oferecer a mesma caponata de berinjela ou o mesmo risoto ao funghi que todo mundo e achar que está arrasando. Também não adianta querer servir o mesmo sanduíche só que sem algum ingrediente. Eles não vão achar legal. E provavelmente só vão voltar se não tiver nenhuma opção melhor.
Transforme a cozinha em um laboratório
Vá para a cozinha e experimente! Vá para a internet e pesquise receitas diferentes. Use e abuse de tofu, grão de bico e outros grãos para oferecer pratos mais completos em proteína. Melhore seus ingredientes, sua técnica e, sabe a melhor dica de todas? Divirta-se! Go crazy!
Conclusão: vai dar certo, confia!
Às vezes pode parecer que esse público vegano afinal não existe. Seriam eles apenas uma miragem? Mas ele existe sim, e pensa em um público leal! Quando gostam de um lugar, vão com frequência, levam amigos, família, fazem eventos.
Essas dicas vão ajudar você não apenas a mantê-los por perto, mas a aumentar suas vendas também. Você já experimentou algumas delas? Como tem sido? Conte conosco caso precise de alguma ajuda, é só mandar mensagem no whatsapp!
NOSSO ENDEREÇO
Avenida Padre Claret, 2169, loja 03, Parque Amador, Esteio (RS) CEP 93.280-095.
CONTATO
ola@unamo.com.br (51) 9967-8450
SIGA NO INSTAGRAM
@unamobr