3 erros que afastam seus clientes veganos (e como resolver!)
Caminhando e errando e melhorando a canção. Será que você está cometendo um desses erros também? Vem ver como resolver cada um!
APRENDIZADOS
Guilherme Wieser
10/9/20234 min read


Ao adicionar opções veganas ao cardápio, é bastante comum enfrentar desafios. Afinal, não é porque o cliente tem alguma restrição ou faz uma escolha especial a respeito do seu consumo que ele passa automaticamente a ser menos exigente. Pensando na experiência que tivemos aqui até agora, decidi ajudar a identificar os erros mais comuns e compartilhar dicas valiosas para evitar essas armadilhas e garantir o sucesso do seu negócio no mundo vegano.
Erro 1: Oferecer comida vegana sem gosto
Oferecer produtos veganos sem sabor é um equívoco frequente. A falta de tempero ou a combinação estranha de ingredientes pode deixar os pratos insatisfatórios até mesmo para os paladares menos críticos. Na hora de desenvolver um produto vegano, a questão do sabor precisa ser bem relevada.
Como garantir que a comida vegana seja saborosa
Uma das coisas que fazemos aqui para garantir esse cuidado, é oferecer nossos produtos para vários conhecidos não veganos. E deixar eles fazerem o teste. Afinal, não é porque é vegano, que quem não é necessariamente vegetariano restrito deveria achar ruim. Bem pelo contrário. O ideal seria que toda comida vegana também agradasse os mais exigentes dos clientes sem restrições ou escolhas especiais.
E para chegar no sabor ideal, experimente com diferentes temperos, ervas e especiarias. E use o tempero a seu favor. Note que ingredientes como tofu, por exemplo, além de terem um ótimo valor nutricional, absorvem o sabor de qualquer tempero que você escolher.
Erro 2: Apresentar comida vegana feia e triste
Como assim feia e triste? Estou falando daquela comida com jeito de anêmica, tristonha, acabada, sabe? A estética é crucial para atrair clientes. Produtos veganos com uma aparência sem cor, ou seca podem afastar os consumidores, mesmo que o sabor seja ótimo.
De novo, isso não é nenhuma novidade, certo? Afinal, como já comentei, o pessoa vegano é cri-cri assim como qualquer outro tipo de cliente. E isso é ótimo! Porque nos desafia a produzir coisas cada vez melhores!
Como garantir que a comida vegana seja apetitosa
Invista na apresentação visual dos pratos! Pense em como finalizar os seus pratos e aproveite itens que você talvez até já tenha aí na sua cozinha para um resultado mais especial. Aqui vão formas simples de fazer isso:
Antes de empratar, pense em como cortar ou em que ângulo posicionar os alimentos. Isso pode parecer pouco, mas faz toda diferença.
Depois de empratar, finalize com algo especial. Um farelinho em cima pra dar um tchan, sabe? Aqui eu gosto de usar lascas de coco, chocolate ou caldas para os alimentos doces. E para os salgados, ervas frescas ou secas, azeite e sementes ou castanhas picadas. Aas sementes e castanhas, além de deixar tudo mais bonito, ainda agregam com sua crocância. Sou muito fã.
Erro 3: Ter poucas opções veganas
Agora é sério, senta aqui que vou te contar uma verdade dolorida. Não adianta oferecer uma, duas, nem três opções às vezes. O ser humano é naturalmente atraído pelo novo e gosta de diversificar (e veganos são seres humanos também, por mais que às vezes sejam tratados como aliens pela sua tia avó hehe). Eu, você, todo mundo pode ter um prato preferido que nunca quer que saia do cardápio. Mas também quer ver uma coisinha nova de vez em quando. Quer poder variar.
E se você tiver uma limitação de pratos veganos, meu amigo. Você vai perder a oportunidade de ver seu cliente mais vezes. A verdade é que ele ou ela vai acabar tendo que variar de estabelecimento, já que não tem variedade dentro do seu cardápio.
Outro ponto a se pensar é que nem todo vegano gosta de tudo que é vegetal. E se você tiver só um prato de caponata, vai perder a oportunidade de atender todos os (vários!!) veganos que não gostaram de berinjela, mesmo se ela estiver infusionada no mais delicioso azeite.
Como garantir uma variedade legal
Aqui a melhor dica é estabelecer uma relação próxima com seus clientes e escutá-los. Afinal, o que eles sentem que está faltando? Muito frequentemente, pode ser que queiram pratos com um teor mais alto de proteína, por exemplo. Nesse caso, sua caponata estaria desclassificada. Outras vezes é mais uma variação de sanduíche ou de recheio.
Além dessa dica, claro que vou ter que fazer meu jabá aqui: inclua produtos de parceiros no seu cardápio. Isso pode ajudar a gerar aquela sensação de variedade, com muito (muito!) menos trabalho para você. Converse com a gente sobre as nossas opções que eu garanto que vamos achar soluções legais que podem compor bem com o seu menu!
Conclusão
Nem sempre é fácil agradar gregos e troianos. Mas fica bem mais fácil chegar lá quando a gente tenta se colocar um pouco mais no lugar de quem queremos agradar. Afinal, todas as dicas aqui são bastante óbvias, não são? E ainda assim é comum presenciar estabelecimentos incríveis ainda repetindos os mesmos erros.
Espero que essas dicas tenham te ajudado. E saiba que pode sempre contar com a gente aqui na Unamo. Se quiser bater um papo, é só nos chamar no Whatsapp!
Vamos conversar!


NOSSO ENDEREÇO
Avenida Padre Claret, 2169, loja 03, Parque Amador, Esteio (RS) CEP 93.280-095.
CONTATO
ola@unamo.com.br (51) 9967-8450
SIGA NO INSTAGRAM
@unamobr